
Síndrome de Hutchinson-Gilford (mais conhecida por "Progeria", ou "HGPS") é uma doença rara e fatal cuja condição genética é caracterizada por uma aparência de envelhecimento acelerado em crianças. O nome é derivado do grego e significa "prematuramente velho".
HGPS é causada por uma mutação no gene chamado LMNA. Este gene produz uma proteína denominada por Lamin A, que é o andaime estrutural que abriga o núcleo de uma célula em conjunto. Os pesquisadores agora acreditam que a proteína defeituosa Lamin A é a responsável por provocar a instabilidade do núcleo. Essa instabilidade celular aparece a liderar o processo de envelhecimento prematuro em Progeria.
Apesar de nascerem saudáveis, as crianças com Progeria começam a exibir muitas características de envelhecimento acelerado, por volta dos 18-24 meses de idade.
Sinais de Progeria:
- falta de crescimento;
- a perda de gordura corporal e cabelo;
- pele de aspecto envelhecido;
- rigidez das articulações;
- luxação do quadril;
- aterosclerose generalizada;
- doença cardiovascular (coração) e vascular cerebral.
Apesar das diferenças étnicas, as crianças têm uma aparência muito semelhante quando têm Progeria. As crianças morrem de aterosclerose (doença cardíaca), com uma média de idade de treze anos (com um alcance de cerca de 8 - 21 anos).